Sexta-Feira, 19 de Dezembro Paraguaçu Paulista 29ºC - 19ºC veja mais

Entenda a sua conta: Energisa Sul-Sudeste explica a composição da fatura de energia  

13/01/2025 - Além do consumo, também estão embutidos na fatura os impostos e os custos


Entenda a sua conta: Energisa Sul-Sudeste explica a composição da fatura de energia  

A conta de energia elétrica é uma das despesas mensais essenciais no orçamento de famílias e empresas. No entanto, muitos consumidores não sabem exatamente como ela é composta, o que pode gerar dúvidas sobre os valores cobrados. A fatura vai além do custo do consumo de eletricidade e inclui uma série de taxas, impostos e encargos que influenciam o valor final. Pensando nisso, a Energisa Sul-Sudeste preparou uma explicação detalhada de cada item que compõe a conta de luz. O objetivo é ajudar os consumidores a compreenderem como a fatura é formada, identificar o que está sendo cobrado e entender o impacto de cada custo. Essa transparência pode contribuir para um uso mais consciente e eficiente da energia elétrica, reduzindo desperdícios e gerando economia. 

“Acompanhar o consumo não é apenas olhar o valor final da conta. A conta de energia é a soma do seu consumo, mais impostos, encargos setoriais, custos do processo de produção da energia elétrica e, dependendo do período, acréscimo da bandeira tarifária vigente. Ou seja, a tarifa da energia traz uma série de cobranças que resultam no total a ser pago todo mês”, explica o gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste, Helber Corsaletti.

Sua conta em fatias  

É importante saber que o valor da tarifa é definido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), responsável pelas regras e fiscalização do setor elétrico no Brasil. É ela que também determina os processos de reajuste ou revisão tarifária de cada concessionária.    

De forma simples, é possível separar o sistema de energia em três etapas básicas: geração da energia, transmissão e, por último, a distribuição da energia que chega ao consumidor final (residências, estabelecimentos comerciais e industriais). O total da tarifa considera a soma dos custos desse processo, mais o consumo do imóvel, os encargos setoriais, impostos diretos, acréscimos da bandeira tarifária vigente e outros serviços.   

“Quando a conta chega ao consumidor em uma fatura única, muitas vezes ele não percebe outros valores que compõem a tarifa. Esses valores são arrecadados pela distribuidora, por meio da conta de energia, e repassados diretamente às empresas responsáveis por cada uma dessas fases do processo produtivo da energia”, esclarece Helber. 

Sendo assim, em uma conta cujo valor final é R$ 100, por exemplo, 29% vão para a empresa responsável pela geração de energia, que podem variar conforme o nível de reservatórios do país. Outros 14,1% ficam com as empresas transmissoras, que transportam a energia até as subestações, além de manutenções e investimento no sistema. A maior fatia, 37,7%, é destinada ao pagamento de encargos e impostos cobrados pelos governos federal, estadual e municipal, inclusive a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que é repassada integralmente às prefeituras.  

O que fica com a Energisa?  

Do total da conta de energia, 19,2% são repassados para a Energisa, responsável pela distribuição de energia. A empresa tem a obrigação de usar esse montante para distribuir a energia a todos os 850 mil clientes da sua área de concessão; pagar fornecedores e prestadores de serviços; renovar e fazer a manutenção da sua frota; manter e ampliar a rede e os sistemas elétricos, bem como investir na modernização e melhoria da qualidade dos serviços prestados. 

Por fim, quando a composição da conta de energia é compreendida, o cliente consegue identificar quais os hábitos precisam ser adotados por toda a família para evitar que a conta venha mais alta por causa do desperdício de energia elétrica.

Outros detalhes da sua fatura você pode conferir nesse link: https://www.energisa.com.br/paginas/informacoes/sua-conta/entenda-sua-conta.aspx

 

Fonte: Energisa



MAIS NOTÍCIAS

MPF abre inquérito sobre política de combate à violência contra mulher

Em São Paulo, alta de feminicídios e comoção pública motivam decisão

Cerca de 95,3 milhões de pessoas recebem 2ª parcela do décimo terceiro

Segundo Dieese, salário extra injetará R$ 369,4 bilhões na economia

IBGE: 25 municípios concentram mais de um terço do PIB brasileiro

Primeiras cidades da lista são São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília

Corrida Summer AFC deverá agitar Paraguaçu Paulista no início do ano

A competição será no dia 17 de janeiro e as inscrições já estão abertas.

Escritoras paraguaçuenses Valdina e Valdineia lançam livros infantis nesta sexta-feira, dia 19

Valdina e Valdineia são irmãs e professoras aposentadas e estão estreando na literatura infantil.

Banda Olho, que marcou gerações em Paraguaçu, realiza reencontro e show especial no Boteco e Brasa

Será uma apresentação única, revivendo histórias, sons e sentimentos que marcaram gerações.

Polícia Civil de Cândido Mota prende investigado por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito

Foi apreendido um revólver calibre 38 com numeração suprimida, municiado, além de diversas munições

Cresol Base Fest realiza segunda etapa em Taubaté (SP)

Competição internacional de BMX reforça o compromisso da Cresol com o esporte

ANUNCIE DIVULGUE